Dimensão caridade
Pratique o Cristianismo

A caridade é o caminho insubstituível que nos leva a Deus.Nada é plenamente meritório se não contiver o espírito caridoso. A ação voltada para a caridade molda a personalidade cristã. Este espaço existe para proporcionar que os mais necessitados sejam encontrados por aqueles que são tocados pelo espírito de caridade. Normalmente, são pessoas que não teriam acesso a grande rede dos computadores para expor suas histórias e pedir ajuda. A Dimensão Caridade trabalha para estabelecer um contato direto entre o internauta e os que precisam. O apoio pode ser dado diretamente no local onde as pessoas vivem ou anonimamente, de acordo com as formas disponibilizadas pelos irmãos que nos procuram para obter ajuda. O internauta encontrará fotos, textos, endereços e/ou telefones para contato.





Instituto Nair Borba

A Sociedade Eunice Weaver de Pernambuco é a mantenedora do antigo Instituto Guararapes, hoje, Instituto Nair Borba que acolhe 30 crianças carentes de 5 a 10 anos em regime semi-aberto e esta situada no Bairro da Várzea no Recife.

O terreno foi adquirido em 1936 e a instituição fundada em 1941.

No inicio abrigava os filhos sadios dos doentes de lepra do leprosário da Mirueira, no Recife. Depois, por força de um convênio com a extinta LBA – Legião Brasileira de Assistência do governo federal passou a abrigar também crianças carentes sem histórico familiar da doença.

A Instituição chegou a abrigar quase 200 crianças na época que foi presidido pela D. Nair Borba. Gaucha nascida em 14.04.1916, veio morar no Recife em 1954 acompanhando seu marido Dr. Gerardo Brigido Borba, então Delegado do Imposto de Renda de Pernambuco e faleceu em 08.10.2004. D. Nair Borba presidiu a instituição por 50 anos.

D. Nair Borba recebeu varias homenagens pelo trabalho desempenhado a frente do Instituto, dentre outras, o de Cidadã de Pernambuco e do Recife, Mãe do Ano em 1962, homenagem do Cube de Diretores Lojistas e inclusive uma por iniciativa do Jornal do Comércio, além de dezenas de diplomas.

A presidente hoje é sua filha D. Sônia Borba Tavares de Melo que aparece em uma das fotos abaixo.

Visitas são bem vindas, pois, proporcionam calor humano e afeto às crianças.

A diretora nos relata que o Instituto necessita de doações de alimentos, roupas infantis, material de higiene pessoal infantil e material de limpeza em geral.

Ajudar uma instituição com mais de 70 anos de luta pelos mais necessitados e que se manteve ao longo desses anos pela dedicação maternal de D. Nair Borba e que hoje se perpetua pela sua filha D. Sonia Borba Tavares de Melo é fazer parte de uma historia cristã abençoada por Deus.


Como ajudar

Endereço: Rua João Francisco Lisboa numero 7 Várzea Recife Pernambuco CEP 50.741-100. Por trás da Igreja da Várzea. Fone: 081- 32712026 Para doações em dinheiro a Instituição mantém conta corrente 262578-0 no Unibanco Agência 7227 em nome da Sociedade Eunice Weaver de Pernambuco CNPJ: 11.005.279/0001-12.


Link:www.movimentoafetivoderesgate.org.br/como-ajudar/projetos.php




Abrigo Associação Filantrópica Nossa Senhora de Lourdes

O Abrigo, cuja fundação, conforme seu estatuto, remonta a 01 de maio de 1992, cuida nesta data de 72 idosos, sendo 27 homens e 45 mulheres. A Instituição é Entidade Filantrópica, portanto sem fins lucrativos.

Entre os internos encontramos o Sr. Moacir que, segundo informações, possui 105 anos comprovados na sua certidão de nascimento. Ainda encontramos o Sr. Edmilson que cantou e encantou as alunas do Colégio Piedade, que levaram as doações arrecadadas nos jogos Verde e Branco, competição interna do Colégio versão 2008.

Os 72 moradores do Abrigo, que dedicaram suas vidas a criar os filhos e netos, agora dependem de seu apoio para viverem com o mínimo de conforto e saúde.

A presidente Dona Maria de Lourdes de O. Almeida e a diretora Maria de Lourdes de O. Almeida Filha nos relatam que precisam de material de limpeza, alimentos, roupas e material de higiene pessoal. Além desses itens há uma necessidade de construção de uma área de lazer e uma rampa de acesso para o primeiro andar que demandará entre outros itens, material de pintura, tijolos, telhas e cimento.

Adicionalmente há um pedido especial dos internos: Um bolo bem grande e gostoso.


Como ajudar

O Abrigo esta situado na Rua José Alves de Araújo 299 Peixinhos Loteamento Tamandaré Olinda PE. CEP 53.260-210. Telefone 081 - 34441696 e 34510572. CNPJ 41.034.661/001-15 e mantém conta corrente numero 443430-7 no Bradesco Ag. 3206-9 Encruzilhada em nome da Associação Filantrópica Nossa Senhora de Lourdes


Link:www.afnsl.hpgvip.com.br




Pró-Criança um movimento em favor das crianças

Fundado em 27 de julho de 1993 por D. José Cardoso Sobrinho, o Movimento Pró-Criança (MPC) é uma entidade sem fins lucrativos, ligada à Arquidiocese de Olinda e Recife, que visa minimizar as dificuldades vivenciadas pelos jovens carentes da RMR através de trabalhos sociais.
A implantação do MPC foi motivada pelo grande número de crianças e adolescentes em situação de miséria e abandono e pela necessidade de unir esforços para a mudança dessa realidade.
O Pró-Criança é hoje uma das principais instituições do país no desenvolvimento sócio-educativo de crianças, adolescentes e jovens em situação de marginalização e exclusão social, segundo pesquisa da KANITZ & Associados realizada em 2002.
O resultado do trabalho desenvolvido pelo MPC se revela nos dados divulgados pelo Centro Interuniversitário de Estudos da América Latina (CIELA) que apontam para a diminuição do número de crimes praticados por adolescentes no Estado de Pernambuco. De acordo com o CIELA entre 1992 e 1999, o índice caiu de 1.649 para 314, enquanto no resto do país sofreu considerável aumento. Entre as causas apontadas para essa diminuição estão as ações desenvolvidas pelo Pró-Criança.
O resultado do trabalho desenvolvido pelo MPC se revela nos dados divulgados pelo Centro Interuniversitário de Estudos da América Latina (CIELA) que apontam para a diminuição do número de crimes praticados por adolescentes no Estado de Pernambuco. De acordo com o CIELA entre 1992 e 1999, o índice caiu de 1.649 para 314, enquanto no resto do país sofreu considerável aumento. Entre as causas apontadas para essa diminuição estão as ações desenvolvidas pelo Pró-Criança.
O trabalho desenvolvido pelo MPC também conta com a aprovação de 80% da população do Recife, de acordo com levantamento realizado, em setembro de 2003, pelo o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE).
Os dados revelam o reconhecimento e a seriedade do trabalho que o Movimento Pró-Criança vem desenvolvendo em parceria com a sociedade. Atualmente o MPC atende 810 crianças.


Como ajudar

Como voluntário do MPC você pode ensinar uma atividade artística, dar aulas de reforço ou ensinar em um curso profissionalizante. Outra forma de participar é colaborando na realização de eventos promovidos pelo MPC ou comercializando os produtos fabricados pelos alunos. Você pode ainda conseguir contribuintes financeiros para o MPC. A contribuição será debitada na conta telefônica dos usuários que aderirem ao projeto através de uma autorização destinada à Telemar, ou a conta de energia da Celpe ou agora também a conta de água da Compesa. UNIDADES Unidade Coelhos • Endereço: Rua dos Coelhos, 317 – Coelhos – Recife – PE • Fone: 55 81 3423.9640 • e-mail: mpc@truenet.com.br Unidade Recife Antigo – Espaço Maria Helena Marinho (EMHM-MPC) • Endereço: Rua Vigário Tenório, 135/143 – Recife Antigo – Recife – PE • Fone: 55 81 3425.4450 • e-mail: centroculturalmpc@terra.com.br • Site: www.emariahelenamarinho.com.br Unidade Piedade • Endereço: Rua José Bezerra Maia, 10 – Piedade – Jaboatão dos Guararapes – PE • Fone: 55 81 3361.1294 • e-mail: centroculturalmpc@terra.com.br Programa de Formação do Jovem Artesão e-mail:jovemartesaompc@yahoo.com.br


Link:www.movimentoprocrianca.org.br/